Gabbleblotchits

Mastodon icon github projects my shared stories on newsblur RSS feed icon Vogon Poetry, Computers and (some) biology

Robô Shrek

Na última quarta-feira aconteceu a Feira de Informática Aplicada, ligada à Semana de Computação da UFSCar. Eu e Alphalpha resolvemos participar para testar o Arduino que eu tinha comprado no começo do ano. O tempo era curto, mas mesmo assim fomos em frente e juntamos algumas peças que sobraram do robô do GEDAI, um N800, um Arduino Duemilanove e montamos nosso próprio robô, chamado de Shrek.

Por que Shrek? Porque Shrek é um ogro, ogros são como cebolas (fedem são feitos de camadas), e nosso robô é feito de várias camadas simples que, juntas, fazem algo complexo.

Como funciona? O Arduino controla os motores, e recebe dados pelo USB (como uma porta serial) vindos do N800. O N800 está conectado em uma rede wifi, e recebe comandos via socket. Além disso, também envia vídeo e áudio para a aplicação (que no momento roda em um PC), e a aplicação envia os comandos e exibe o vídeo e o áudio.

Devido ao pouco tempo, apenas 3 comandos simples foram implementados (frente, giro à esquerda, giro à direita), mas nosso objetivo estava cumprido: a comunicação entre as partes estava funcionando direitinho, e agora podemos partir para incrementá-lo.

Todo o código está disponível no GitHub, e queremos levá-lo para o FISL (depois de arranjarmos motores melhores).

Tags: arduino FIA gstreamer N800 python ufscar Projetos universidade