Gabbleblotchits

Mastodon icon github projects my shared stories on newsblur RSS feed icon Vogon Poetry, Computers and (some) biology

BugBrother

BugBrother é o protótipo (ou melhor, versão de desenvolvimento) do programa que eu estou desenvolvendo na Embrapa, o SACAM, que significa Sistema de Análise Comportamental de Animais em Movimento. Sua função, agora que a sigla é conhecida, é um tanto óbvia: Consiste em capturar imagens de uma entrada de vídeo e aplicar algoritmos de detecção de movimento, a fim de guardar uma trilha do movimento realizado pelo animal. A partir dessa trilha e após definir áreas numa imagem de referência é possível reportar estatísticas úteis para estudos, realizados geralmente por entomólogos. O experimento básico feito por eles é realizado com o auxílio de um olfatômetro em forma de Y, onde o inseto é liberado no pé do Y e nas outras duas extremidades são liberados feromônios ou outras substâncias. As estatísticas geradas são úteis no estudo de novas armadilhas químicas para insetos, muito menos danosas do que agrotóxicos.O funcionamento básico do programa passa por essas etapas:

Atualmente os dois primeiros itens estão funcionais, o terceiro está próximo de ser terminado e o último começará a ser desenvolvido na próxima semana.

Um ponto que possa ter causado interesse: digo que é o protótipo pois no momento ele está sendo desenvolvido usando Python + PyGTK + GStreamer. Devido a problemas de desempenho (principalmente em relação ao algoritmo de detecção) ele será implementado novamente, em C + GTK+ + GStreamer, após a conclusão e avaliação do protótipo. O que é uma pena, pois do ponto de vista de clareza de código e reaproveitamento será um retrocesso. Mas a vida não é sempre o que a gente quer =D