Gabbleblotchits

Mastodon icon github projects my shared stories on newsblur RSS feed icon Vogon Poetry, Computers and (some) biology

Minha primeira hackeada

Memes de internet são como powerpoints no email: você pode até seguí-los ou lê-los, mas não deve repassar adiante essas pragas. Como o GG levantou a bola vou chutá-la, mas não recomendo que mais ninguém faça o mesmo! =D

Minha primeira hackeada? O primeiro computador lá de casa era um 286, comprado em 1993. Só rodava um editor de texto chamado Pangloss, e um misto de agenda, organizador pessoal e planilha chamado Every. E sei lá como, eu ainda conseguia me divertir com a bagaça. A minha mãe arranjou um curso de informática do Banco do Brasil chamado INFO2000, que ensinava enquanto contava uma historinha muito legalzinha sobre um viajante espacial.

E todos os softwares citados são tão velhos ou obscuros que não achei nada no Google sobre eles. Vou tentar recuperá-los da próxima vez que for para casa e achar mais informações.

Um dia meu primo levou 'Outrun' e 'Prince of Persia' em dois disquetes. E daí eu tive bastante o que fazer =D

Mas, hackeada mesmo, eu lembro que só fui fazer em um 486, em 1994. Um amigo meu trouxe vários Commander Keen (2, 3 e 5, se não me engano), e eu fiz um .BAT com um menu para acessar os jogos. Inútil, mas foi meu primeiro 'shell script': tinha que imprimir mensagens, ler a entrada do usuário, e executar o jogo correto.

Além disso, eu lembro que tive que fuçar várias vezes no CONFIG.SYS e no AUTOEXEC.BAT para desabilitar algumas coisas a fim de liberar memória (ah, os saudosos 640KB...) para algum jogo. Pra quem tinha nove anos na época e não tinha com quem aprender, até que está bom, né?

Uma outra história interessante: quando eu ia na quarta série as freiras do meu colégio compraram um computador e deixaram na secretaria. E, certo dia, a secretária foi me chamar na sala de aula, porque não estava conseguindo fazer algo (não lembro o quê, fazem 14 anos, oras!). Fui lá, resolvi, e voltei para a aula. Suporte técnico desde criança, hehehe.